terça-feira, 22 de julho de 2008

Direto da E3: "Mirror's Edge" reinventa um gênero

By Owner



É interessante ver que um gênero saturado ainda pode render títulos originais. Principalmente se estivermos falando dos jogos de tiro em primeira pessoa, que na geração da alta definição dominam os lançamentos para consoles. Mas como sair da mesmice? A Electronic Arts parece ter encontrado a resposta em "Mirror's Edge", que segue por um caminho ainda inexplorado.

Na pele de Faith, uma espécie de "motoboy" do futuro, você deve usar suas habilidades em artes marciais e parkour (corridas que utilizam os obstáculos urbanos) para pular de prédio em prédio levando encomendas preciosas. O motivo para essa perigosa tarefa é que, num futuro próximo, o governo controla todos os meios de comunicação e, para levar mensagens importantes, por exemplo, empresas privadas usam o serviço de Faith. Assim, você entra em um jogo em primeira pessoa e enxerga o mundo pelos olhos da heroína do mesmo modo como ela vê, escutando sua respiração ao correr e sentido todo o esforço necessário para que ela escale as construções.

O visual é impressionante, com uma cidade inteira e detalhada gerada em tempo real. São prédios altíssimos com janelas espelhadas que permitem dar um toque especial a aventura. Não há nenhuma árvore (na realidade, a cor verde foi retirada da paleta de cores) e sim, apenas concreto. Os únicos objetos coloridos são canos, dutos e rampas. A explicação para isso foi que os produtores quiseram indicar os locais na qual Faith pudesse interagir, ficando pendurada ou utilizando para grandes saltos.



Para conseguir realizar seu trabalho, a bela japonesa realiza pulos acrobáticos, caminha pelas paredes, escorrega por debaixo de cercas etc.. No entanto, por mais difícil que seja executar esses movimentos na vida real, em "Mirror's Edge" eles são facilmente realizados utilizando os botões de ombro dos controles do Xbox 360 e do PlayStation 3. A versão que estava disponível no estande privado da EA era a do videogame da Sony. Por conta disso, para fazer Faith pular, bastava pressionar L1; L2 para ela escorregar e R1 para ela girar 180 graus. Esses três comandos são suficientes para executar uma gama de movimentos espetaculares.

Para saltar longas distâncias, basta correr por alguns instantes para pegar velocidade e pressionar L1. Se o local da aterrissagem do salto for alto demais, é necessário rolar no momento da queda. Para isso, basta pressionar L2. É possível até realizar um "wall jump", quando você consegue pular de parede em parede até atingir locais mais altos do cenário. Mesmo em movimentos complexos, os comandos simplificados facilitam a experiência.

Há um certo momento que a personagem deve se equilibrar por alguns canos que levam de um prédio a outro. Segundo os produtores presentes no estande, no PlaStation 3 certos obstáculos como este, por exemplo, usarão as funções de sensibilidade a movimentos do DualShock 3. No teste, no entanto, essa opção estava desabilitada.

Tudo em "Mirror's Edge" gira em torno do ritmo. É preciso ter uma certa consistência nos seus movimentos para que a heroína consiga realizar suas proezas mais facilmente. Funciona como um sistema de combos em um game de luta: quanto mais acertos você consegue fazer, mais ágil ela se torna.

O game ainda oferece liberdade para escolher o caminho ou o modo de como chegar até tal ponto. Alguns poderão ser mais fáceis, mas levarão muito mais tempo para chegar ao destino do que os caminhos mais difíceis. Na realidade, durante o menu de fases, é possível observar a cidade com os caminhos em destaque entre os prédios onde você deverá ir.

Segundo os produtores, haverá um modo contra o tempo, no qual jogadores testarão que será o mais rápido em determinados percursos. Esta opção não foi demonstrada, mas ela foi vista no menu principal do titulo. Modos online estarão na versão final e o contra o tempo será um deles. Você poderá inclusive ver "fantasmas" dos melhores jogadores do mundo e tentar vencê-los.

"Mirror's Edge" tem previsão para chegar no PC, PlayStation 3 e Xbox 360 em novembro desse ano e, ao julgar pelo que foi visto, tem tudo para ser um grande lançamento.

fonte: http://jogos.uol.com.br

 

0 comments so far.

Something to say?